domingo, 25 de janeiro de 2015

Por que não VEGANA?

Essa é uma pergunta que eu mesma já fiz várias vezes.... Por que não ser vegana?
E encontrei essa resposta.

Primeiramente, vamos voltar um pouquinho. Caso você não saiba o que é o veganismo, explicarei rapidinho e mostrarei a diferença entre veganismo e vegetarianismo.

De acordo com o site http://www.veganismo.org.br/:

Veganismo é um estilo de vida que busca excluir todas as formas de exploração contra os animais na alimentação, vestuário e qualquer outra finalidade. Assim, um vegan:

  • não come alimentos de origem animal, carnes de todas as cores e tipos, ou que contenham qualquer resíduo: leites, queijos, salsichas, ovos, mel, banha, manteiga, etc;
  • não veste roupas ou sapatos feitos de animais: couro, seda, lã, etc;
  • evita o consumo de cosméticos e medicamentos testados em animais ou que contenham componentes animais na formulação: sabonetes feitos de glicerina animal, maquiagem contendo cera de abelha, xampu com tutano de boi, etc;
  • não apóia diversões contendo exploração animal, como rodeio, circo com animais, rinhas, etc;
  • profissionalmente não trabalha com exploração animal (vivo ou morto), como venda de animais em pet shop, lojas de aquário ou gaiolas para passarinhos, venda de qualquer produto que contenha derivado animal (p.ex. bolsas e sapatos de couro), restaurante que utilize animais ou seus resíduos corporais como comida, dentre outras atividades.

Ok, vamos parar aqui novamente para que eu possa explicar outra coisa: dentre todos esses itens, os motivos pelos quais eu NÃO me encaixo no veganismo, é porque eu ainda me alimento de alguns tipos de comida de origem animal, também porque eu provavelmente utilizo alguns cosméticos que contêm componentes animais na fórmula - disso eu não tenho certeza porque nunca me informei sobre - e alguns tipos de roupas citadas acima.

Oooooooutra pausa, vamos esclarecer: eu ainda utilizo e me alimento de algumas coisas que são feitas dos PRODUTOS dos animais, porém não coisas que são partes deles. Listando uns exemplos para ficar mais fácil de entender:

Produtos dos animais:
  • Leite
  • Ovos
  • Derivados do leite (manteiga, iogurte, sorvete, etc etc)
  • Mel

Produtos e alimentos que levam PARTES dos animais, sendo necessária sua morte para a utilização:
  • Salsicha
  • Nuggets
  • Banha
  • Gelatina
  • Couro

Mas sim, eu sou contra o teste de medicamentos, cosméticos e produtos em animais. Sou contra rodeios, circos com animais, brigas entre animais provocadas por humanos (briga de galo, por exemplo), qualquer tipo de maltrato, aprisionamento de pássaros em gaiolas, e também tenho um pé atrás com venda de animais em pet shops (sou mais a favor de adoção. Minha cachorrinha que é o amor da minha vida é uma linda vira-latinha/srd que foi adotada há quase 10 anos ♥)

Ok, e agora respondendo a pergunta inicial do post: "Por que não vegana?"
Resposta: porque ainda não me sinto preparada. Infelizmente o mundo capitalista atual foi feito para os carnívoros, e já é difícil o suficiente conseguir manter uma alimentação balanceada e variada sendo apenas vegetariana; o veganismo iria tornar as coisas ainda mais difíceis pra mim, pelo menos no momento e lugar que vivo agora. Acredito que esse seja o próximo passo lógico, e daqui alguns anos, talvez eu me torne vegana. Mas não planejo isso para um futuro muito próximo.

Porém li um post hoje que resume meus desejos para o futuro. Dá uma olhadinha nesse post aqui, ele explica inclusive um pouco sobre a lógica dos ovos de galinhas (que muita gente acha que é um pintinho "abortado". NÃO É, gente, não é. Pode ser interessante ler caso você não saiba, e você vai entender). E vou copiar um trechinho aqui que resume minha perspectiva de futuro:
"Meu sonho agora, de vida, é consumir ovos de galinhas que vivam em liberdade no campo. Galinhas para quem os ovos realmente não terão nenhuma utilidade depois de expulsos de seus corpos, mas que não viverão para botar ovos, e sim, para viver a vida delas – na sua condição de ser vivo."

Eu realmente espero que no futuro quando eu já tiver realizado todos os meus sonhos e estiver rica e completamente feliz  eu possa ter minha própria fazenda, cuidando com muito carinho de alguns animais, e vivendo sustentavelmente do produto deles, sem que eles sofram nem sejam confinados em criadouros minúsculos e desanimais desumanos (que ironia da palavra, não?) para que vivam uma vida digna e feliz.

No próximo post vou falar sobre a perspectiva contrária - e se vivêssemos num universo paralelo? Onde o que a humanidade atual faz aos animais fosse, na verdade, feito conosco?
Acompanhe-me na semana que vem se tiver curiosidade... Enquanto isso, vou deixar você com a sua imaginação sobre como esse universo seria :P

Até semana que vem!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário