quarta-feira, 4 de fevereiro de 2015

Em um universo paralelo

Olá leitores!
Como prometi pra vocês na semana passada, hoje trago outra perspectiva da visão alimentícia para vocês. O post vai ser mais rico em imagens do que em texto, porque eu quero que vocês reflitam sobre esse ponto de vista.

Ando percebendo que os humanos (carnívoros) adoram alegar que chegaram ao topo da cadeia alimentar, e por isso não vão "abandonar" a carne. Porém eu encontro dois empecilhos nesse argumento:
1) Será que estamos mesmo no topo da cadeia alimentar? Nós só chegamos até esse suposto topo por causa das ferramentas desenvolvidas ao longo dos séculos. E se nós nos colocássemos no mesmo patamar dos outros animais e não usássemos nenhum tipo de ferramenta - somente nossas mentes e nossas mãos? Afinal, alguns animais carnívoros usam suas mentes para criar "estratégicas" e perceber qual é o melhor momento de atacar suas presas; mas eles não usam nenhum tipo de ferramenta: armas de fogo, armadilhas, lanças, etc...
Coloque um ser humano sem nenhum tipo de arma na frente de um hipopótamo, ou de um leão, ou até mesmo de um crocodilo, e vejamos quem realmente está no topo da cadeia alimentar.
2) Se nós somos tão inteligentes assim, então por que não procurar outras alternativas? Ao passar dos anos, os seres humanos avançaram enormemente em termos de medicina e tecnologia, então por que não usar esse mesmo pensamento lógico e buscar soluções mais sustentáveis e menos agressivas para nossa alimentação? 

Melhor ainda: vamos usar a nossa imaginação e pensar em como seria um mundo se os OUTROS animais fossem avançados como os humanos, e nós fôssemos os animais; e veremos se a nossa atitude atual para com eles é justa. E isso não se refere somente ao consumo de carne na alimentação, mas também às práticas de "entretenimento" onde animais são postos em sofrimento, testes científicos em animais, etc.

OBS: Algumas imagens a seguir podem ser um pouco fortes para algumas pessoas - é sua escolha vê-las ou não.
Vou dar um grande espaço para caso você resolva mudar de ideia.


















































Se os animais consumissem carne humana:




Se nós fôssemos colocados nas mesmas condições que os animais são postos em criadouros:



Testes em animais:




Aprisionamento de animais (que deveriam ser livres) em gaiolas:



E por fim o chamado "entretenimento" com animais:







E aí?


O que fazemos com os animais é justo?
Ou de outra perspectiva conseguiremos perceber que não temos esse direito?

Coloquei as imagens mais "fracas" aqui somente para estimular a reflexão; existem outras mais explícitas e mais chocantes ainda pela internet, mas não vem ao caso postar aqui.


De qualquer modo, ficarei feliz se pelo menos uma pessoa começar a ver as coisas de outra perspectiva depois desse post, pois são com pequenas atitudes que podemos começar a mudar o mundo.
Uma boa reflexão a todos.

E até semana que vem!

Nenhum comentário:

Postar um comentário