domingo, 21 de dezembro de 2014

Receita Vegetariana #1 - Ratatouille

Ooooooooolá outra vez pra você aí do outro lado da tela! ♥

Essa semana venho com novidade pra vocês! Ao invés de falar mais da minha vida, eu trouxe uma receitinha vegetariana que você pode tentar aí na sua casa:
*limpa a garganta e faz um sotaque francês*
Ratatouille!

Com certeza esse nome é familiar para você, não é mesmo?
Deixa eu ver se adivinho: você lembrou do filme do ratinho francês que aprende a cozinhar... Este aqui, não é?

Mas, antes que você se assuste... NÃO, esse prato não é feito de carne de rato, hahaha! Na verdade, Ratatouille não é o nome do rato, e sim o nome de um dos pratos feitos no filme (não darei mais informações porque, caso você não tenha visto o filme ainda [COMO ASSIM VOCÊ AINDA NÃO VIU? É muito fofo!!!! Vai lá assistir, eu espero] o que eu disser pode ser considerado spoiler rs). Caso você ainda esteja confuso, o nome do rato é Rémy. E o do rapazinho ruivo é Linguini.

Só pra refrescar maaaais um pouquinho a sua memória, o ratatouille é este prato aqui, ó:

Lembrou? Então vamos lá!
Quote do Wikipédia: "O ratatouille é uma receita do século XVIII e pode ser servida quente ou fria, sozinha ou como acompanhamento. Um prato rústico, típico da região da Provença em que se notam influências espanholas e italianas. Para preparar o ratatouille não pode faltar berinjela nem tomate. Com o restante dos ingredientes pode-se lidar mais à vontade. O pimentão e a abobrinha não são obrigatórios na receita."
Na minha versão, eu preparei esse delicioso prato com tomates, berinjelas e pimentões. Mas como diz a citação acima, qualquer legume de sua preferência pode ser adicionado à receita.

Quer saber como fazer?
Bom, eu segui a receita de um vídeo que encontrei no Youtube (de um canal que amei, a propósito!). Colocarei o link aqui, mas caso você prefira a receita escrita, também segue abaixo.

Vídeo:




Receita escrita:
(Receita original aqui)

Ratatouille (igual do filme)

INGREDIENTES
  • ·         1 abobrinha cortada em rodelas finas
  • ·         1 berinjela cortada em rodelas finas
  • ·         2 tomates cortados em rodelas finas
  • ·         Sal
  • ·         Pimenta do reino
  • ·         Azeite para regar

Para o molho:
  • ·         5 tomates picados, sem pele e sem sementes
  • ·         1 dente de alho picado
  • ·         1/2 cebola picada
  • ·         1/2 xícara (chá) de azeite
  • ·         Alecrim
  • ·         Manjericão
  • ·         Tomilho
  • ·         Sal
  • ·         Pimenta-do-reino



Descrição: http://tdg.ibxk.com.br/assets/layout/blank.gifMODO DE PREPARO

Molho:
1.   Em uma panela, aqueça o azeite e refogue a cebola e o alho
2.   Acrescente os tomates e deixe refogar por 5 minutos
3.   Acrescente o sal, a pimenta do reino, as ervas aromáticas picadas (alecrim, manjericão e tomilho) deixe apurar por 1 minuto
4.   Tire do fogo e leve tudo ao processador até formar um creme
5.   Retorne o molho à panela a deixe apurar mais um pouco, para ficar mais cremoso

Montagem:
1.   Em um refratário coloque uma camada do molho
2.   Alternadamente coloque as rodelas de tomate, berinjela e abobrinha
3.   Tempere com sal e pimenta, regue com azeite e cubra com papel manteiga do tamanho do refratário, formando uma tampa
4.   Leve ao forno a 200°C por aproximadamente 40 minutos ou até os legumes ficarem macios

E aí, deu certo? Espero que sim! O meu me deu um pouco de trabalho, pois acabei me cortando duas vezes e me queimando uma (novatos na cozinha, sabe como é né...). Além do que, os legumes ficaram um pouquiiinho "al dente", pois ficaram tempo "de menos" no forno... Mas ficou bem saboroso e a família curtiu!

Vai aí um vídeozinho de como ficou o resultado final. Imaginem uma música francesa bem chique tocando de fundo, hahaha!


Bom, por hoje é isso, e eu espero que vocês tenham gostado. Lembrando que o ratatouille é uma ótima alternativa sem carne, saborosíssima, e além de tudo é bem chique e inusitada pra você impressionar seus parentes e amigos hahaha ;)
Jusqu'à la semaine prochaine, au revoir!
(Isto é, "até semana que vem, tchau!", a la Google Translate, rsrs... Tchau tchau!)

Nenhum comentário:

Postar um comentário