terça-feira, 9 de dezembro de 2014

O "efeito" do vegetarianismo em outras pessoas

Olá novamente a todos! Por eu não ter conseguido postar novamente na semana passada, o post de hoje será duplo! Então aqui vai a primeira parte, no que concerne ao efeito que a minha decisão causou nas outras pessoas.

Quando alguém escolhe mudar de vida em algum aspecto, isso não afeta somente quem tomou a decisão, mas também aqueles que vivem muito próximos a essa pessoa, tanto no dia-a-dia quanto em ocasiões especiais. E no meu caso, mudando minha alimentação, eu comecei a perceber os efeitos dessa escolha em relação aos meus próximos, a curto e a longo prazo.

Essa escolha afetou, primeiramente, a minha mãe - e obviamente, já que ela é a atual responsável pela alimentação da casa. Antes cozinhando com base numa dieta normal, já que todos que vivem em minha casa se alimentam regularmente, sem nenhum tipo de restrição ou alergias, ela se viu diante de um novo desafio: achar alternativas para mim todos os dias, para que a minha saúde não ficasse comprometida por eu não estar me alimentando corretamente. Isso ainda hoje é um desafio, pois nem sempre há uma opção "ao alcance", e também porque não são todos os legumes e verduras que me agradam, então algumas vezes é preciso "improvisar" algo mais simples.
Outras pessoas que também sentem um pouco (na verdade, bem menos) essa mudança, são os meus amigos - primeiramente porque, às vezes quando saio junto com eles para algum tipo de festa ou jantar, é preciso (novamente) encontrar alternativas, e em segundo lugar porque isso acabou mudando um pouco minha rotina; quando eu fazia ensino médio e técnico na mesma escola, enquanto eu era carnívora, almoçava no refeitório da escola, que tinha um contrato com uma empresa terceirizada que preparava o almoço. Mas depois que virei vegetariana ficou mais difícil me alimentar lá por haverem poucas opções, e então voltei a almoçar em casa entre um curso e o outro.

Por fim, essa escolha é uma mudança de vida, e isso realmente pode impactar outros. De modos bons ou ruins. Mas eu sempre espero que a intenção por trás disso possa trazer positividade e inspirar outras pessoas a, quem sabe, em um futuro próximo, também seguir esse estilo de vida!


Nenhum comentário:

Postar um comentário