terça-feira, 9 de dezembro de 2014

"Mas então você come o quê?"

"Mas então você come o quê?"
Aaaah, aquela pergunta que todo mundo faz quando você anuncia que é vegetariano...

Oi pra você! Como eu prometi, essa é a parte 2 do post anterior, no qual eu disse que essa semana iria fazer duas postagens aqui no blog! Agora falando um pouco sobre a visão das outras pessoas...

O Brasil, onde grande parte da população adora um churrasco em todos os finais de semana, e onde a agropecuária é praticamente a base da economia, já é de se esperar que as pessoas alheias à alternativa vegetariana não compreendam o que queremos dizer quando anunciamos o vegetarianismo. Segue abaixo um diálogo que ouvi repetidas vezes:

*Pessoa me oferece um pedaço de carne/espetinho*
Eu: Ah não, obrigada, eu sou vegetariana.
Pessoa: Como assim?
Eu: Eu não como carne. (É de se esperar que a pessoa entenda que carne não se refere somente a carne vermelha, mas a qualquer tipo de CARNE. Você sabe, aquele material que existe dentro de qualquer tipo de animal: terrestre, aéreo, aquático...)
Pessoa: Ah, me desculpa. Você aceita um frango então?
Eu: Eu não como frango também *risada sem graça*... Eu não consumo nenhum tipo de animal.
Pessoa: Mas nem um franguinho?
Eu: Não.
Pessoa: Aaaaaah tá! Mas peixe você come, né?

E nisso vão alguns minutos, até você conseguir explicar detalhadamente para a pessoa que você, vegetariano, não consome nenhum tipo de ser vivo.
Mas aí, é claro, que vem alguém e diz: "Mas a alface* também tava viva, e você foi lá e matou ela!"
E então, de duas, uma: Ou você se propõe a argumentar, ponto após ponto, o fato de que alfaces* e outros legumes e verduras não tem nenhum tipo de sistema nervoso, muito menos cérebro, e portanto não sentem dor, nem medo, nem angústia quando você "mata-os", ou você simplesmente ri e coopera com o indivíduo.
Sem falar das vezes que, pra resumir, eu soltei uma frase do tipo: "Não como nada que grita quando você mata", ou "Não como comida com cara" (essa última frase sendo uma pérola de Friends, dita por Phoebe Buffay, personagem vegetariana na série), e a pessoa me responde dizendo que frutos do mar, como camarões e ostras não tem rosto e não gritam.
Se a intenção é me irritar, admito que muitas vezes deu certo. Porque não adianta explicar algo se o próximo não está disposto a ouvir, e principalmente se a intenção principal do outro é fazer graça com você. Felizmente sempre existem aqueles que estão dispostos a ouvir e entender o seu ponto de vista e os motivos de sua escolha.

E, pra finalizar, aqui vem a explicação do porque eu coloquei o símbolo * ao lado da palavra "alface", no texto acima. Sempre existem alguns carnívoros (não TODOS. Mas alguns) que dizem que vegetarianos são "vegetarichatos", sem perceber que às vezes a implicância vem do lado deles, e não do nosso - já que, quando nos perguntam os porquês de nossas escolhas, espera-se que eles estejam dispostos a ouvir, pois pelo menos EU não tenho o costume de sair por aí "evangelizando" sobre o vegetarianismo para puxar pessoas para o meu lado; gosto apenas de explicar sobre isso para quem está aberto a ouvir (e eu espero que você que está lendo esse texto tenha mente aberta, mesmo que sua escolha não seja a mesma que a minha). Seguem abaixo algumas imagens que retratam algumas situações recorrentes na vida de quem escolheu esse estilo de vida, e algumas frases que, acredito eu, pelo menos todo vegetariano já ouviu UMA vez:


E claro, não poderia faltar aquele clássico:


Não estou dizendo que todos os carnívoros dizem isso, e sinto muito se alguém se sente ofendido por isso, mas EU já vi muuuuito disso, SIM. Mal sabem eles que estão equivocados e dizendo uma grande besteira, porque apesar do que muitos podem pensar, PASMEM, vegetarianos não comem grama e não vivem só de alface. Aliás, há uma imagem que pode ser a resposta a essa imagem de cima:

E bom, gostaria de finalizar dizendo que, primeiramente, a postagem de hoje foi um desabafo. Sinto muito se ficou uma vibe de raiva aqui, mas eu gosto de expor minhas opiniões nesta página e espero que todos que estejam lendo isso tenham uma mente aberta em relação a esse assunto; caso contrário, sinto dizer-lhe, mas você vai estar apenas se aborrecendo. Em segundo lugar, que seria muito mais gratificante e produtivo se ambos os lados (carnívoros e vegetarianos) deixassem as piadinhas e zoações de lado um pouco e conversassem de coração aberto para descobrir novas possibilidades, pontos de vistas e opiniões. Em terceiro lugar, que você, que está lendo isso, é muito bem-vindo para perguntar-me qualquer coisa sobre o assunto (desde que educadamente, e com boas intenções, é claro) e, se possível, eu irei respondê-lo de acordo com o que sei sobre isso. E por último que, se você ainda está com essa pergunta "Mas então você come o quê?" martelando na sua cabeça, posso te responder com uma imagem:

(Clique aqui se quiser ver a imagem com resolução maior)

Go green! ♥

Nenhum comentário:

Postar um comentário