sábado, 21 de fevereiro de 2015

Receita Vegetariana #3 - Wrap simples e leve!

Olá leitores!

A receitinha vegetariana de hoje vai simples, leve e super fácil de fazer!
É um wrap!! Já ouviu falar deles? São massas semiprontas à base de farinha de trigo, muito fáceis de preparar!
É aquele lanchinho pra quando você está com pressa; ou quando está com fome, mas não quer comer nada muito pesado. Além de todas as vantagens dele, você pode colocar qualquer recheio - e nesse caso, obviamente, optei por uma versão sem carne <3
Curiosidade: wrap em inglês, significa envolver ou enrolar, ou seja, você "enrola" eles com o recheio que quiser.

Quer aprender?
Então vamos lá!

Ingredientes:

  • Massa de wrap de sua preferência (eu uso o Rap 10, como esse da foto):
(Você pode usar a versão que preferir. Eu uso a azul, que é light)

  • Recheio também de sua preferência

Bem simples né?
Você pode comer a massa do modo em que ela vem mesmo (ela é bem molinha e maleável), colocar um pouco na frigideira, só para esquentá-la e dourá-la um pouquinho, ou deixar bastante na frigideira, e daí nesse caso ela vai ficar bem durinha e crocante. Eu fiz do terceiro jeito, ficou maravilhoso!
Na minha versão eu usei queijo mussarela, tomates cereja, alface e maionese. Você pode optar por uma versão mais light, com queijo branco e iogurte grego, por exemplo. Ou como preferir.

O resultado final foi esse:


(Como eu estava com bastante fome nesse dia, dá pra ver que eu fiz dois né? Hahaha! Mas a massa é bem consistente e sustenta bastante!)


Espero que tenham gostado!
Semana que vem tenho mais uma receitinha fácil pra vocês.
Até lá!



quinta-feira, 12 de fevereiro de 2015

Receita Vegetariana #2 - Strogonoff Vegetariano

Olá queridos amigos leitores!
Nesse post vou trazer pra vocês mais uma alternativa de receita vegetariana, que é suuuper fácil!
Acredite, se eu consigo fazer, você também consegue (não sou lá grandes coisas na cozinha, haha)

Então vamos lá!
Eu descobri essa receita por este vídeo:

O vídeo é super engraçado e dá pra entender muito bem a receita - mas se você preferir, vou colocar ela na íntegra aqui embaixo, do mesmo modo como está na descrição do vídeo. Relembrando, créditos ao canal VegetariRango!

StrogoBofe*

Ingredientes:

  • 1 vidro de palmito
  • 250gr cogumelo paris (vulgo champignon)
  • 2 tomates picados
  • 1 cebola grande picada
  • 1 lata de creme de leite de soja
  • oleo de oliva
  • molho ingles
  • curry a gosto

Acompanhamento:
  • batata palha
  • arroz branco

*Obs: o nome no vídeo é StrogoBofe mesmo, porque quem vai provar a receita é a maravilhosa da Nany People! :)

O modo de fazer é bem simples: 

  • Você vai usar o óleo de oliva só pra "dar um susto" na cebola, até ela ficar douradinha. Você pode ao mesmo tempo colocar os tomates, mas se preferir pode dourar a cebola primeiro. De qualquer modo, misture os dois até que o tomate "murche".
  • Depois você adiciona o cogumelo (se quiser, nem sempre eu ponho), e por último o palmito. Mexa devagar para não desmanchá-lo. É neste momento que você deve temperar seu strogonoff; recomenda-se molho inglês (pra dar uma corzinha) e o curry (pra deixar um sabor mais forte).
  • Após isso, encha a panela com água até cobrir os ingredientes e deixe-a entre fogo médio e baixo por cerca de dez minutos, até a água evaporar um bocado.
  • Depois, é só colocar o creme de leite (no vídeo, ele usou creme de leite de soja, pois também é vegano) e misturar. No acompanhamento, um arrozinho branco e batata palha vão muito bem! ;)


Aqui vai a fotinha da minha receita:

Os acompanhamentos foram por parte da minha mãe (obrigada, mãe!) que deixaram meu prato mais lindo ainda: arroz, feijão, batatas gratinadas, um tipo de farofa com alguns legumes, e salada de alface (a propósito, esse é um almoço vegano, também! ♥) E como vocês podem ver ao lado esquerdo da foto, esse dia ainda investi num suco verde detox - é, eu estava muito saudável nesse dia *joga os cabelos pra trás*
Obs 2: Nessas últimas semanas, minha família fez um acordo de diminuir drasticamente o consumo de refrigerantes, também - que apesar de deliciosos eu sou/era viciada neles são puramente química, e comprovadamente trazem muitos malefícios à saúde. Aderimos aos sucos agora, entre sucos de polpa, de caixinha e de saquinho; embora esses dois últimos também não sejam muito saudáveis, pela grande quantidade de açúcar que contêm. Mas acredito que logo logo vamos achar uma alternativa definitiva!

E aí, gostaram da receita de hoje? É super fácil, em cerca de 10 a 20 minutos o seu strogonoff vegetariano vai estar pronto!
Se gostou da receita, se vai tentar, se já tentou, se deu certo, etc etc etc, deixe um comentário! Pode comentar aqui no post mesmo se você tiver uma conta blogger, ou mesmo na publicação do Facebook do link desse post!

Beijos e até semana que vem! ♥

quarta-feira, 4 de fevereiro de 2015

Em um universo paralelo

Olá leitores!
Como prometi pra vocês na semana passada, hoje trago outra perspectiva da visão alimentícia para vocês. O post vai ser mais rico em imagens do que em texto, porque eu quero que vocês reflitam sobre esse ponto de vista.

Ando percebendo que os humanos (carnívoros) adoram alegar que chegaram ao topo da cadeia alimentar, e por isso não vão "abandonar" a carne. Porém eu encontro dois empecilhos nesse argumento:
1) Será que estamos mesmo no topo da cadeia alimentar? Nós só chegamos até esse suposto topo por causa das ferramentas desenvolvidas ao longo dos séculos. E se nós nos colocássemos no mesmo patamar dos outros animais e não usássemos nenhum tipo de ferramenta - somente nossas mentes e nossas mãos? Afinal, alguns animais carnívoros usam suas mentes para criar "estratégicas" e perceber qual é o melhor momento de atacar suas presas; mas eles não usam nenhum tipo de ferramenta: armas de fogo, armadilhas, lanças, etc...
Coloque um ser humano sem nenhum tipo de arma na frente de um hipopótamo, ou de um leão, ou até mesmo de um crocodilo, e vejamos quem realmente está no topo da cadeia alimentar.
2) Se nós somos tão inteligentes assim, então por que não procurar outras alternativas? Ao passar dos anos, os seres humanos avançaram enormemente em termos de medicina e tecnologia, então por que não usar esse mesmo pensamento lógico e buscar soluções mais sustentáveis e menos agressivas para nossa alimentação? 

Melhor ainda: vamos usar a nossa imaginação e pensar em como seria um mundo se os OUTROS animais fossem avançados como os humanos, e nós fôssemos os animais; e veremos se a nossa atitude atual para com eles é justa. E isso não se refere somente ao consumo de carne na alimentação, mas também às práticas de "entretenimento" onde animais são postos em sofrimento, testes científicos em animais, etc.

OBS: Algumas imagens a seguir podem ser um pouco fortes para algumas pessoas - é sua escolha vê-las ou não.
Vou dar um grande espaço para caso você resolva mudar de ideia.


















































Se os animais consumissem carne humana:




Se nós fôssemos colocados nas mesmas condições que os animais são postos em criadouros:



Testes em animais:




Aprisionamento de animais (que deveriam ser livres) em gaiolas:



E por fim o chamado "entretenimento" com animais:







E aí?


O que fazemos com os animais é justo?
Ou de outra perspectiva conseguiremos perceber que não temos esse direito?

Coloquei as imagens mais "fracas" aqui somente para estimular a reflexão; existem outras mais explícitas e mais chocantes ainda pela internet, mas não vem ao caso postar aqui.


De qualquer modo, ficarei feliz se pelo menos uma pessoa começar a ver as coisas de outra perspectiva depois desse post, pois são com pequenas atitudes que podemos começar a mudar o mundo.
Uma boa reflexão a todos.

E até semana que vem!