quarta-feira, 9 de dezembro de 2020

Vegano ou vegetariano? Qual a diferença?

Vegano? Vegetariano?

 

Bem-vindos novamente!

No post de hoje vamos abordar as diferenças entre as dietas e estilos de vidas de quem não consome animais. 




Inicialmente, há de se entender que há a classificação para quem aborda isso somente no estilo de alimentação, enquanto outras pessoas também adotam um estilo de vida baseado em seus princípios.

Começando pela alimentação, as classificações mais comuns e conhecidas, são:

  • ·         Pescetariano (que não é exatamente válido, e já explicarei porquê)
  • ·         Ovolactovegetariano
  • ·         Lactovegetariano
  • ·         Vegetariano estrito
  • ·         Vegano


Pescetarianos: Não consomem carnes vermelhas ou brancas, exceto peixe.


Falando inicialmente dos pescetarianos, apesar de ser uma denominação que eu já ouvi algumas vezes, é difícil afirmar que ela possa se encaixar dentro da comunidade vegetariana/vegana, pois partindo do princípio que não se come animais, incluir peixe na dieta já quebra essa primeira regra. Algumas pessoas a utilizam para justificar que estão quase totalmente sem consumir animais, porém ainda consomem peixe.

 

Ovolactovegetarianos: São aqueles que não consomem nenhum tipo de carne (vaca, porco, frango, peixe e outros frutos do mar), mas consomem produtos de animais (ovo, leite, derivados do leite, mel) e possivelmente utilizam objetos com partes de animais (couro, lã, etc).



 

Lactovegetarianos: Não consomem nenhum tipo de carne citado acima, nem ovos, mas consomem laticínios (leite e seus derivados, como queijo, iogurte, etc).




Vegetarianos estritos: Não consomem nada de origem animal (carnes, ovos, leites, mel) na sua alimentação.



 

Veganos: Não consomem nada de origem animal na alimentação e nem na vida diária (vestuário, como lã e couro; cosméticos, que sejam testados em animais; entretenimento, como boiadas, parques aquáticos com animais selvagens em cativeiro, etc).



 

Geralmente, a forma mais fácil de iniciar é através do ovolactovegetarianismo, mas há muitas pessoas que já iniciam sendo vegetarianos estritos ou até mesmo veganos.

Em resumo, podemos dividi-los como na tabela abaixo:



No meu caso, sou ovolactovegetariana, mas em muitos aspectos da minha vida diária busco também não me utilizar de animais – sou contra boiadas, Sea World, compra de animais de estimação (adote seu pet!) e não utilizo couro.

Pretendo um dia conseguir chegar no estilo de vida do veganismo, em unidade com todos os seres vivos do nosso planeta que precisam tanto da nossa voz para defende-los, já que eles não podem falar por si mesmos.




 

E você? É adepto de algum desses estilos ou dietas?

Que tal começar hoje?

 

Go green!

Nenhum comentário:

Postar um comentário