quinta-feira, 22 de setembro de 2016

Você sabe de onde vem o couro? - Vídeo da semana #1

Olá leitores, e sejam bem vindos ao meu blog mais uma vez!

No mundo da moda, o couro animal é muito valorizado, sendo usado como uma referência de bom gosto e classe. Mas como já me posicionei outras vezes aqui no blog, mesmo sendo apenas vegetariana (e não vegana), eu sou contra o uso de couro animal. Compro produtos apenas de couro sintético, pois até o couro chegar às prateleiras das lojas, os animais passam por um processo de crueldade.

Se existem tantas outras opções que são inofensivas aos nossos companheiros de evolução terrestre, para quê aderir a produtos que utilizam couro e pele de animais que foram forçados a sacrificar suas próprias vidas para que você pudesse usar sua roupa?



Caso você ainda não tenha parado para refletir de onde vem o couro, logo abaixo mostro um vídeo feito pela PETA (People for the Ethical Treatment of Animals), uma ONG a favor dos animais, que mostra de trás para frente o processo que ocorre para que uma vaquinha em outra parte do mundo transforme-se em sapatos numa prateleira.

(Pode confiar para clicar! Não consegui colocar o vídeo na página do vlog, por isso adicionei o link acima).

Espero que isso valha de reflexão para pensarmos em como nossas escolhas mais banais podem afetar a vida de outros seres vivos neste planeta.

Até a próxima!

Go green!

quinta-feira, 1 de setembro de 2016

Quebrando preconceitos #1: As plantas sentem dor?

Olá, leitores!

No post de hoje trago o início de mais uma sequência de posts que pretendo fazer; sendo que o tema deste será a quebra de preconceitos que muitos “comedores de carne” espalham por aí quando se trata do vegetarianismo.
E na primeira postagem dessa sequência eu trago pra vocês a explicação para a afirmação que já ouvi de vários carnívoros: “mas as plantas também sentem dor!”.
Então vamos lá.

Cientificamente falando, como é recebida a dor?
A dor que os seres vivos sentem acontece quando algum tecido do corpo sofre algum tipo de dano.
Por exemplo: quando um ser humano queima a mão no fogo, quando um cachorro pisa num espinho, quando um pássaro cai bruscamente no chão, etc.

Após isso, de acordo com o blog Fisiologia da Dor, algumas células morrem e liberam certas substâncias que "avisam" alguns neurônios especializados na transmissão da dor e que estão distribuídos por todo o corpo.
Resumidamente: a área afetada manda uma mensagem ao cérebro, avisando que há algo errado. A dor é como se o corpo estivesse te alertando de que há algo de errado, servindo para garantir sua sobrevivência.

Se você já assistiu House, pode ser que tenha visto o episódio em que uma paciente não sente nenhum tipo de dor. Isso se deve a uma doença chamada Síndrome de Riley-Day. 

Essa síndrome, apesar de primeiramente parecer conveniente na visão de alguns, na verdade é extremamente perigosa, pois há registros de portadores dessa doença que morreram extremamente cedo (com 30 anos, por exemplo), pois sofreram lesões ou machucados que não foram diagnosticados exatamente porque a pessoa não sentiu nenhuma dor, causando assim maiores complicações à saúde da pessoa, muitas vezes levando à morte.

Disso podemos concluir de que a dor que os seres vivos sentem é de extrema importância para sua sobrevivência.

E quais são os “requisitos” para sentir dor? São duas coisas simples:
  • ·         Tecido corporal sensível, e
  • ·         Sistema nervoso central


Antes da pergunta mais importante, vamos esclarecer uma questão. Quem são os seres vivos?
Os seres vivos são aqueles que nascem, crescem, se reproduzem e morrem, como os animais (inclusive o homem), fungos, plantas, algas, protozoários e bactérias. Os seres não vivos são aqueles inanimados, que não possuem vida, mas que também são da natureza, como o ar, a água, o solo e as pedras.

Então agora vamos à pergunta: quais seres vivos sentem dor?
Considerando que todos os seres vivos possuem algum tipo de tecido corporal sensível a estímulos exteriores, sobra apenas um requisito para responder essa pergunta: o sistema nervoso central.
Ou seja, os seres vivos que sentem dor são todos aqueles com sistema nervoso central capaz de assimilarem essa dor.
Isso exclui as plantas, pois estas não possuem sistema nervoso central.
Podemos concluir que os seres vivos capazes de sentir dor são os sencientes. Senciência é a capacidade de sentir dor, sofrer ou sentir prazer ou felicidade.


Por fim, sejamos honestos? Imagine-se tirando uma cenoura de sua horta no quintal e pense como ela reagiria. Depois imagine-se tirando a vida de uma vaca ou porco ou galinha e pense na reação deles.
Acho que podemos concordar, afinal, que as plantas não sentem dor, não é mesmo?

Até semana que vem!

Go green!